Big Data
BIG DATA: CONCEITO, DESAFIOS E APLICAÇÕES
Resumo: Vivemos a era da informação, estamos cercados de informação por todos os lados nas mais diversas mídias, televisão, rádio, internet, redes sociais, etc. A partir desde grande volume de dados são criados bancos de dados gigantescos dia após dia. Big Data é uma nova revolução tecnológica que administra toda essa informação, tendo diversos usos no nosso cotidiano, na medicina, educação, comércio, etc. Neste trabalho trazemos um conceito geral de big data e suas aplicações, assim como as dificuldades encontradas e melhorias sugeridas atualmente nesta nova área.
Palavras-chave: Big Data, informação, mídias, tecnologia.
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Big Data é o conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade inéditos até hoje, permite analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real sendo ela estruturada ou não, essas ferramentas quando usadas com inteligência, se tornam uma arma poderosa para empresas tomarem decisões cada vez melhores.
2 BIG DATA
Há 30 anos, o volume de informações que uma pessoa carregava era, no máximo, uma agenda telefônica, algumas anotações em papel e seus cadastros em serviços e órgãos públicos. Hoje, qualquer jovem com um smartphone carrega muito mais do que isso: fotos, vídeos, músicas e uma infinidade de informação que cresce cada vez que, por exemplo, ele acessa sua rede social favorita.
A grande diferença é que toda essa informação nova proveniente das mídias sociais, blogs, vídeos, não é organizada. É uma mistura de diferentes tipos de informação. 2
"O Big Data é um conjunto de recursos computacionais baseados em programação, algoritmos e buscas que permitem agregar todos os bancos de dados estruturados e os não estruturados, como vídeos, imagens e textos. Na hora em que você mistura tudo isso, vira um volume enorme de informações", analisa Maurício
Pimental, Coordenador geral da Faculdade