Artigo 10
EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA - UMA VISÃO DOS PROFESSORES
SOBRE A MÚSICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Anaí Leite Braga
Ronaldo Gonçalves de Oliveira
Faculdade Unida de Suzano - UNISUZ
Resumo
O presente estudo foi realizado com o propósito de levar os leitores a refletirem sobre a relação existente entre a
Educação Física e a arte e ciência denominada Música, tendo como campo de pesquisa investigar/analisar a visão dos professores de Educação Física sobre a utilização da Música como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física escolar.
Introdução
Há evidências na história da humanidade que comprovam que a música é conhecida e praticada desde a pré-história.
Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música se confunde com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.
Há poucas referências no PCN de Educação Física (Brasil, 1997), no que se refere à Música, essa arte, presente desde a antiguidade e ligada intimamente ao ser humano, isso inviabiliza que o docente de Educação Física compreenda seu real significado para a área de Educação Física escolar.
A Música é hoje, uma das vertentes artísticas mais presente no nosso dia a dia, e particularmente na vida cotidiana de crianças e jovens, sendo facilitadora do desenvolvimento rítmico, elemento fundamental a ser explorado para garantir o aprendizado da dança, dos esportes das lutas e das atividades físicas de modo geral.
Educação Física escolar e Música uma relação benéfica
A Educação Física tem como principal objeto de estudo o movimento humano, e na Educação Física escolar se espera dos docentes que propiciem aos educandos formas diferenciadas de se movimentar, para que reflitam sobre o seu espaço no mundo em que vivem.
No contexto escolar a Música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando. Ela ensina o indivíduo a ouvir e a escutar