Pienza
Pienza é uma cidade italiana localizada na Região Toscana, na provincia de Siena,é a reconstrução de uma pequena vila chamada Corsignano, uma vila renascentista. Sua história esta inteiramente ligada ao Aeneas Silvius Piccolomini, um renascentista nascido em 1405 em uma família exilada de Siena e que, mais tarde, se tornou o Papa Pio II. Depois de se tornar Papa, mandou reconstruir toda a cidade com critérios ideais de arquitetura da época. Assim, ela se tornou a primeira cidade no mundo a contar com conceitos urbanísticos humanistas. O grande barato desse novo conceito foi tornar a praça o principal elemento da vida social da cidade.
Em Pienza existe uma praça central, em forma de trapézio, não muito grande, chamada Piazza Pio II, circundada pela Catedral da Assunta e pelos mais importantes palácios da cidade.
Edificação da cidade antiga:
Duomo de Pienza: Construído pelo arquiteto Bernardo Rossellino no ano de 1459. A parte externa do Duomo foi feita de acordo com a arquitetura renascentista, porém na parte interna, encontramos diversos elementos da arquitetura gótica. Esse edificio domina o centro da praça.
Palazzo Vescoville: Ao norte norte ele foi construído para servir de hospedagem para os cardeais que viajassem à cidade para encontrar o papa. Sua construção foi financiada pelo Cardeal Rodrigo Borgia. O palácio é uma releitura da antiga Prefeitura de Corsignano. Hoje em dia, ele abriga o museu diocesano e o museu da catedral.
Palazzo Comunale: Prefeitura da cidade, ele tem três belos arcos no andar térreo e, sobre esses arcos, uma câmara para reuniões. Também possui uma torre de tijolos menor que o campanário. A ideia original é de que o palácio servisse como um mediador livre entre o espaço religioso (a igreja) e o secular (o mercado, na praça situada nos fundos do palácio).
Igreja de San Francesco: Um pouco mais para oeste, com fachada adornada com formas triangulares e portal gótico. Ela é um dos poucos prédios que sobreviveram da antiga