Artigo 1
Righetto, Gabriela Marinho;
Instituto de Física de São Carlos – IFSC,
Universidade de São Paulo – USP
São Carlos, São Paulo, Brasil
Resumo: Neste trabalho apresentamos a utilização de diversos métodos de determinação do volume de um sólido. Pretende-se verificar as densidades de líquidos e sólidos a partir dos métodos desenvolvidos com o Princípio de Arquimedes, como o método da balança e do
Areômetro de Nicholson, e por fim verificar a execução destes.
Palavras – chaves: Volume, Areômetro, Arquimedes, Balança, Nicholson, Densimetria;
Abstract : This paper presents the use of several methods for determining the volume of a solid. The aim is to check the density of liquids and solids from the methods developed by
Archimedes Principle, like the method of the scale and Nicholson Areometer , and finally verify the fulfillment of these .
Keywords: Volume, Areometer, Archimedes, Scale, Nicholson, Densimetry
1. INTRODUÇÃO
Estes experimentos visam à medição do volume por técnicas bem conhecidas como a técnica da balança e do uso do areômetro e seus pontos de afloramento.
A partir dos volumes obtidos por estas técnicas também obtemos densidades, que puderam ser utilizadas para fins de comparação nestes experimentos.
1.1 Motivação
Várias maneiras de medir o volume de um objeto irregular já foram desenvolvidas. Todas, porém, basearam-se em um princípio em comum: O princípio de Arquimedes. É possível observar experimentalmente a validade desse
Princípio largamente utilizado para as deduções de outros métodos (1). Um experimento qualitativo pode mostrar este princípio:
Primeiramente, suspende-se um corpo por uma mola. A esta mola está presa uma seta, que indicará numa régua adjacente
a deformação da mola. Podemos observar esta conformação na Figura 1(a). Do diagrama de forças indicado na figura, podemos tirar a seguinte igualdade:
(1)
Em seguida, o corpo foi mergulhado em água. (Figura 1 (b)). O volume derrubado, que é igual ao volume do corpo, foi recolhido.