Articulações
Trabalho apresentado para disciplina de Anatomia do Aparelho Locomotor, do curso de Fisioterapia, ministrado pelo professor Flávio Boechat.
Mariana de Castro Badi Barbosa
2012
Articulações do Corpo Humano
O corpo humano é capaz de realizar diversos movimentos, graças à articulação encontrada em nosso esqueleto. As articulações podem ser classificadas em:
□ ARTICULAÇÕES FIBROSAS
São as articulações unidas por tecido fibroso. Podem ser do tipo:
Sutura: Os ossos são unidos por tecido conjuntivo denso, forte, portanto, não há movimento entre eles. Ex: Caixa craniana.
Sindesmose: Permite algum movimento de elasticidade, mas não permite movimentos verdadeiros. Ex: Articulação rádio-ulnar e tíbio-fibular.
Gonfose: União dos dentes nos processos alveolares. Ex: Alvéolos dos dentes.
□ ARTICULAÇÕES CARTILAGINOSAS
Os ossos são unidos tanto por cartilagem hialina quanto fibrosa. Podem ser do tipo:
Sincondrose: Esse tipo de articulação os ossos são unidos por cartilagem hialina, que permite ligeira inclinação durante o início da vida. Este tipo de articulação é em geral uma união temporária, portanto, quando o crescimento é atingido a cartilagem é transformada em osso. Ex: Articulação formada entre os dez primeiros pares de costelas.
Sínfise: Estão cobertas por uma camada de cartilagem hialina. Entre os ossos da articulação, há um disco fibrocartilaginoso. Esses discos por serem compressíveis permitem que a sínfise absorva impactos. Ex: Sínfise púbica e nos discos vertebrais.
□ ARTICULAÇÕES SINOVIAIS
É o tipo mais comum e importante funcionalmente, possuem uma substância lubrificante, chamado líquido sinovial, sendo revestida por uma membrana sinovial ou cápsula.
Não axial
Plana: Permite apenas movimentos do tipo deslizamento. Ex: Ligação da clavícula com a escápula.
Uniaxial
Gínglimo: Permite