Articulações
INTRODUÇÃO SISTEMA MUSCULAR GONFOSES
1 2 3
ARTICULAÇÕES CARTILAGÍNEAS ARTICULAÇÕES SINOVIAIS ESTRUTURAS DAS ARTICULAÇÕES MÓVEIS DISCOS E MINISCOS BOLSA SINOVIÁIS SISTEMA MUSCULAR CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS QUANTO A DISPOSIÇÃO DA FIBRA O Á NOMENCLATURA COMPONENTES ANATÔMICOS DOS MUSCULOS COMPONENTES ANATOMICOS DO TECIDO CONJUNTIVO
4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14
Articulações ou junturas são as uniões funcionais entre os diferentes ossos do esqueleto. São divididas nos seguintes grupos, de acordo com sua estrutura e mobilidade: Articulações Fibrosas (Sinartroses) ou imóveis; Articulações Cartilagíneas (Anfiartroses) ou com movimentos limitados; Articulações Sinoviais (Diartroses) ou articulações de movimentos amplos.
O Sistema Muscular é o conjunto de órgãos (músculos) que nos permite movimento, tanto externo como interno. O sistema muscular dos vertebrados é formado por três tipos de músculo: cardíaco, estriado e liso. Os músculos estriados são controlados pela vontade do homem, e por serem ligados aos ossos permitem a movimentação do corpo. Os músculos lisos são involuntários e trabalham para movimentar os órgãos internos (exemplo: movimentos do esôfago). O músculo cardíaco é um músculo estriado, que move o coração; no entanto, possui como característica não estar sob qualquer controle voluntário, sendo por isso colocado a parte.
1
ARTICULAÇÕES FIBROSAS ( SINARTROSES)
As articulações fibrosas incluem todas as articulações onde as superfícies dos ossos estão quase em contato direto, como nas articulações entre os ossos do crânio (exceto a ATM). Há três tipos principais de articulações fibrosas: SUTURAS, SINDESMOSES E GONFOSES.
Suturas Nas suturas as extremidades dos ossos têm interdigitações ou sulcos, que os mantêm íntima e firmemente unidos. Consequentemente, as fibras de conexão são muito curtas preenchendo uma pequena