Adolescencia e delinquencia na sociedade de consumo: factos e implicações no processo de ensino e aprendizagem
MINISTERIO DO ENSINO SUPERIOR
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
ISCED-UÍGE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO
REPARTIÇÃO DE PSICOLOGIA
ANTE-PROJECTO DE MONOGRAFIA
TEMA: A adolescência e delinquência na sociedade de consumo: factos e consequências no processo de ensino e aprendizagem (caso particular na escola do 1º Cíclo 11 de Novembro) município do Uíge.
OPÇÃO: Psicologia
POR:
ABDUL PEDRO MANUEL MUCHINGECA
ORIENTADOR: Prof. Msc. Mateus Bengui
CO-ORIENTADOR:
Uíge, aos 09 de janeiro de 2012
CAPITULO I- GENERALIDADES 1.1- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Hoje, um pouco por todo mundo vive-se a chamada era da informação e consumo, ou seja, somos a todo instante bombardeados por uma avalanche de informações e apelos consumistas, inspirados no American way of life (estilo de vida americano). Cultura essa que faz uma autentica apologia ao consumo exagerado de bens e serviços, servindo-se, claro, dos mass mídia para fazer chegar informação ate o mais recôndito canto do mundo.
E como podemos imaginar nunca o nível de oferta de bens e serviços ultrapassou sobre maneira a procura como se vê actualmente. Estamos a falar da sociedade de consumo que hoje, nos vemos mergulhados directa ou indirectamente. Uma era de desenvolvimento muito avançada dominada pelo surgimento da internet e de novas tecnologias, onde tudo cresce inclusive a delinquência ainda na adolescência.
Após décadas de conflito armado, Angola é um país que nos últimos anos vem registrando um desenvolvimento considerável com maior incidência nos sectores econômico e social, sejam na educação, saúde, estradas, comercio, banca, etc.
Como aludimos acima, uma oferta que supera a procura, muito bem apoiada pela mídia, tem suscitado grandes estudos e analises por parte de especialistas que lidam com o comportamento humano face a essa nova realidade. Falar-se de delinquência, em qualquer parte do mundo, sempre foi um tema comum. Torna-se muito pertinente