Articulações
As articulações são estruturas do tecido conjuntivo segundo as quais dois conjuntivo segundo as quais dois ou mais ossos próximos se unem entre si.
A artrologia é a ciência que estuda os mecanismos de ação e os elementos contituintes das articulações.
1.1.Funções das articulações
A principal função das articulações é a união entre si dos diversos ossos que compõem o esqueleto.São os elementos que dão estabilidade a esta união, permitindo,por exemplo, a postura ereta,tão característica da espécie humana.
A presença de cartilagem articular, que será estudada mais adiante, recobrindo as superfícies articulares dos ossos, evita seu desgaste excessivo, permitindo o deslizamento de uns sobre os outros nos diferentes movimentos do corpo.
Por último, também pertence às articulações a função de limitar tais movimentos para evitar que ultrapassem uma amplitude determinada, em função das necessidades de cada parte do corpo.
Elementos das articulações
Os cinco principais elementos não-ósseos das articulações são a cartilagem articular, os ligamentos, a cápsula articular, a membrana sinovial e os meniscos.
Nem todas as articulações apresentam todos os elementos mencionados, o que está na dependência da sua complexidade e, portanto, da sua mobilidade
Tipos de Articulações
As articulações são classificadas em diversos tipos, segundo sua mobilidade, muito variável de região. Há articulações que têm movimentos nulos ou quase nulos. Outras, que em geral correspondem às extremidades, são bastante complexas e podem efetuar uma gama de movimentos muito variada. Veja, a seguir, os diferentes tipos de articulações, divididos em três grandes grupos: Diartroses ou sinoviais, que são as mais móveis e complexas; Anfiartroses ou Fibrosas, sem mobilidade.
3.1.Diartroses ou Sinoviais
São articulações mais móveis e mais complexas. Possuem uma cavidade articular geralmente recoberta por cartilagem. Alguns subtipos apresentam outros elementos sinovial, meniscos,