Globalização
Resumo do livro
O mundo globalizado: política, sociedade e economia.
Alexandre de Freitas Barbosa
2. ed. São Paulo: contexto 2003
O Mundo Globalizado: política, sociedade e economia.
O que é Globalização?
CARACTERÍSTICAS da Globalização.
Podemos saber mais rapidamente sobre o que se passa com nossos contemporâneos em várias partes do mundo do que em qualquer outra época histórica.
Percebemos também, ao final do século XX e no inicio do XXI, um processo crescente de fusões e aquisições, envolvendo empresas de várias partes do mundo, as quais procuram conquistar um mercado internacional cada vez mais amplo.
Vale lembrar que essas empresas gigantes possuem uma riqueza maior que a de muitos países.
Até a alta cultura se globaliza, tornando-se acessível às elites de todos os países.
Os produtos culturais adquirem uma exposição global, comprometendo muitas vezes os padrões estéticos e a identidade de grupos sociais e sociedades nacionais.
Assim, a globalização não significa apenas um processo de expansão dos mercados e de aceleração dos fluxos econômicos entre as fronteiras nacionais. Surge uma consciência de que valores morais e sociais fundamentais devem ser estendidos para todos os povos.
DEFININDO a Globalização
A globalização caracteriza-se portanto, pela expansão dos fluxos de informações e pela crescente difusão de valores políticos e morais em escala universal.
Isso quer dizer que a globalização não está somente nas notícias difundidas
Internacionalmente.
A globalização, no entanto, não afeta todos os países da mesma forma, nem se manifesta com a mesma velocidade nas várias dimensões da vida coletiva. A globalização econômica avança de forma mais rápida integrando empresas e conectando mercados. As divisões entre países tecnologicamente avançados, países subdesenvolvidos com potencial industrial e países desprovidos de uma estrutura econômica básica são mantidas e até mesmo, ampliadas. Globalização,