Pesquisas
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
-------------------------------------------------
Disciplina: Metodos e Tecnicas de Pesquisa - Professor: Francisco Lyra Marinella Rodrigues Helio Henrique
VIOLENCIA DOMESTICA
Tete
2012
TEMA: VIOLENCIA DOMESTICA
APRESENTAÇÃO
A violência doméstica é melhor entendida como um padrão de comportamentos abusivos - incluindo ataques físicos, sexuais e psicológicos, bem como coação econômica - usado por um parceiro íntimo contra outro (adulto ou adolescente) para ganhar, manter ou recuperar o poder e controle na relação. Encontrar materiais nesta área que suportam estratégias eficazes para acabar com a violência doméstica.
A violência doméstica é todo ato ou série de “ações que fazem uso de força abusiva para obter domínio sobre outra pessoa, agredindo seu corpo, integridade, dignidade ou liberdade.” Assim também, uma mulher abusada é “aquela que recebe maus-tratos intencionais, sejam emocionais, físicos ou sexuais, de um homem com quem tenha um relacionamento íntimo.”
Definir violência doméstica nestes termos é admitir que a maioria dos incidentes físicos e psicológicos de abuso aconteça dentro do âmbito de relações que, supostamente, seriam de proteção e conforto.
A violência tem diferentes manifestações. Ainda que geralmente signifique agressão física, ela se manifesta em formas mais complicadas. Estamos falando de abuso quando há: Violência física: a mais visível forma de violência; os efeitos são fáceis de notar.
Violência sexual: considerada menos comum, porque a maioria das vítimas não a denuncia.
Violência psicológica: considerada menos destrutiva; mas as pesquisas revelam o contrário. A constante exposição aos abusos emocionais corrói a personalidade, e muitas de suas vítimas têm dificuldades de se recuperar.
Destruição de propriedades pessoais ou animais: muitos agressores preferem destruir com malícia