Articulação entre Direitos Humana e o Movimento Corporal
Pedagogia
Articulação entre Direitos Humana e o Movimento Corporal.
Patrícia Miliozi
4º Semestre
Sala: A206
Prof.ª Márcia Iorio
Educação e Movimento
São Paulo/SP
Setembro, 2013
INTRODUÇÃO
A abordagem analisada neste trabalho articula entre os temas “Direitos Humanos” e o “Movimento Corporal” das crianças. Existem provisões de espaços de lazer nas cidades ou nas escolas para que as crianças possam brincar livremente? E quanto ao acesso a lugares onde possam desenvolver seu bem-estar físico, realizando praticas desportivas direcionadas? Existe algo que garanta o direito das crianças a sua própria mobilidade? Enquanto professoras, o que podemos fazer para assegurar que as crianças tenham experiências de movimento corporal?
Nesta perspectiva procuramos constituir uma analise compreensivo crítica baseando-se em pesquisas de artigos relacionados ao assunto e de pautas realizadas em sala de aula.
Em meio às múltiplas concepções, algumas se solidificaram e serviram como ponto de partida para responder nossos questionamentos. Uma delas refere-se à garantia de espaços para laser e cultura. Isso é uma obrigação que o país tem com seus habitantes. E são também obrigações dos cidadãos entre si. Porque ser cidadão é participar da sociedade. É saber seus direitos e cobrá-los dos governantes. Assim como, o cumprimento dos deveres e respeito aos direitos dos demais.
No nosso país, a Constituição Federal garante certos direitos. Fala-se dos direitos humanos em várias partes do documento. O artigo 6º da Constituição Federal de 1988 se refere de maneira bastante genérica aos direitos sociais por excelência, como o direito a saúde, ao trabalho, ao lazer entre outros. Partindo desse pressuposto os direitos sociais buscam a qualidade de vida dos indivíduos. No entanto de interligados