Toponimia de Portugal
A toponímia portuguesa: origem e significado do nome do país e de suas regiões.
O presente trabalho tem por alvo estabelecer uma ponte relacional entre língua portuguesa, geografia e história de Portugal. Para tal, a pesquisa da toponimia1 deste país europeu será fundamental para poder desvendar a bagagem histórica que se esconde por trás do nome de um ponto geográfico determinado. A análise será gradativa e descendente, ou seja, de um espaço geográfico maior (a República Portuguesa) a um espaço menor (a capital do Estado). Primeiramente, será analizada a denominação atual do país – Portugal – e, junto com ela, o antigo nome com que já foi conhecido o território: Lusitânia, cujo prefixo “luso” aparece em mais de um vocábulo português. Em seguida, será comentado o significado dos nomes das regiões portuguesas para, finalmente, explicar o porquê do nome “Lisboa”.
Lusitânia primeiro e Portugal depois
Qual a origem do nome deste pequeno país que já foi a maior potência mundial do planeta? País de pescadores que viraram grandes navegadores e mudaram para sempre a história da humanidade. Portugal... Será que sempre foi conhecido por esse nome o território limitado ao norte e ao leste pela Espanha e ao oeste e sul pelo oceano Atlântico? Na verdade, não foi assim. O primeiro nome destas terras a ser registrado pela história foi “Lusitânia”. Portugal foi habitado desde a antiguidade pelos lusitanos, uma tribo celtibera que floresceu à beira do rio Tejo, na zona compreendida entre este rio e o rio Douro, situado mais ao norte. Segundo Otero (2003), Lusitânia significa “terra de Luso” e recebeu esse nome em homenagem a uma personagem mitológica de nome “Luso”, filho ou companheiro de malandragens do deus romano Baco.
Steinhardt (2006) conta que há quem afirme que “Lusitânia” vem do hebraico e quer dizer “terra das amendoeiras”. Ele comenta que:
Há que ter em conta que o nome de “lusitanos” atribuído aos portugueses é relativamente recente, do