TRABALHO MELANY M
2ª MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS (PERIMETRIA) MAIS UTILIZADAS NA AVALIAÇÃO FÍSICA DE ACADEMIA E DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE CADA MEDIDA.
PONTOS ANATÔMICOS
TRONCO
MESOESTERNAL: Situado no corpo do esterno ao nível da 4ª costela. Esta estará localizada no espaço intercostal entre a 4ª e 5ª costelas.
ACROMIAL: Situado no bordo superior e externo do acrômio. Localizar primeiro o ponto superior e posteriormente o ponto mais lateral do acrômio. Para localização pode-se ir apalpando ao longo do processo espinhoso da escápula.
SUBESCAPULAR: Situado no bordo do ângulo inferior da escápula. XIFOIDAL: Situado na extremidade inferior do processo xifoide.
ILEOCRISTAL: Ponto mais lateral da crista ilíaca. Sobre a linha axilar média. Deve-se sempre usar as duas mãos para fazer a localização deste ponto, pois caso contrário o avaliado ficara totalmente desequilibrado. Utiliza-se a face palmar dos dedos para fazer a localização deste ponto.
ILEOESPINHAL: Localizada na espinha ilíaca ântero-superior, no seu extremo inferior (não na superfície mais frontal).
MEMBRO SUPERIOR RADIAL: Bordo superior e lateral da cabeça do rádio. Para sua localização deve-se apalpar para baixo na porção mais baixa da fossa lateral do cotovelo. Uma ligeira pronação/supinação do antebraço provoca um movimento de rotação na cabeça do rádio.
ESTILÓIDE: Ponto mais distal do processo estiloide do rádio.
MEMBRO INFERIOR
TROCANTÉRICO: Localizado no ponto mais superior do trocânter maior do fêmur (não é o ponto mais lateral). Deve-se estabilizar o estudado com a mão oposta ao lado no qual se vai realizar a apalpação, apalpa-se na zona lateral dos músculos do glúteo, pode realizar uma pequena oscilação lateral (direita/esquerda) com o sujeito estudado para que fique mais fácil localizar o ponto. Após localizar-se o ponto mais lateral do trocânter, apalpa-se para cima a fim de localizar o ponto superior do trocânter maior do fêmur.
TIBIAL MEDIAL: Localizado no ponto superior do