Articula Es Sino Odo
As articulações sinoviais estão incluídas a maioria das articulações de todo corpo. A parte superficial óssea, são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. A articulação pode ser dividida de forma completa ou incompleta por um disco ou menisco articular cuja periferia se continua com a cápsula fibrosa, enquanto que suas faces livres são recobertas por membrana sinovial.
Como se classifica:
As articulações podem ser movimentadas de forma dependente das superficies que entram em contato e pela união podem se limitar. Com essa dependencia, as articulações podem fazer vários movimentos, até de três eixos. Por isso, são classificados funcionalmente desta forma. Articulação monoaxial – É quando uma articulação realiza movimentos apenas em torno de um eixo. As articulações que só permitem a flexão e extensão, como a do cotovelo, são monoaxiais. Existem duas variedades nas quais o movimento é uniaxial: articulação em dobradiça (Gínglimo) e articulação em pivô (Trocóide).
Trocóide - Quando o movimento é somente de rotação. A articulação é formada por um processo em forma de pivô rodando dentro de um anel ou um anel sobre um pivô. Exemplos: Articulação rádio-ulnar proximal e atlanto-axial.
Gínglimo – Quando as superfícies articulares permitem movimento em um só plano. As articulações são mantidas por fortes ligamentos colaterais. Exemplos: Articulações interfalangeanas e articulação úmero-ulnar.
Articulação Biaxial – Quando uma articulação realiza movimentos em torno de dois eixos. As articulações que realizam extensão, flexão, adução e abdução, como a rádio-cárpica (articulação do punho) são biaxiais. Existem duas variedades de articulações biaxiais: articulações condilar e selar. Articulação Selar: Nestas articulações as faces ósseas são reciprocamente côncavo-convexas. Permitem os mesmos movimentos das articulações condilares. Exemplo: Carpometacárpicas do polegar.
Articulação