Estruturalismo
Neste trabalho será destacado a abordagem estruturalista, seus conceitos, os objetivos da organização e os fundamentos que contribuíram para o entendimento desta escola antropológica.
Desenvolvimento
A escola estruturalista
Surgiu em decorrência do movimento das relações humanas, no final da década de 50, que possuía os seguintes fatos:
Oposição entre os aspectos formais, e os defendidos pelos autores da escola clássica informais, valorizados pelos autores da escola das relações humanas.
A necessidade de visualizar a organização como um todo, e não de forma isolada.
A repercussão dos resultados dos estruturalistas na compreensão das organizações como um todo integrado e complexo.
Características
O estruturalismo procura explorar as estruturas através das quais o significado é produzido dentro de uma determinada cultura.
De acordo com a teoria estruturalista, os significados dentro de uma cultura são produzidos e reproduzidos através de determinadas praticas e atividades.
Procura estudar atividades diversas como rituais de preparação e do servir alimentos, rituais religiosos, jogos e outras formas de entretenimento para descobrir as estruturas pelas quais o significado é produzidos e reproduzidos.
Assim, não há como fazer uma teoria de como uma sociedade tradicional se torna uma sociedade complexa, mas desempenhar diversas funções e suportar um grande número de normas e regras diferentes.
Autores
Tem como principais autores
Ferdinand de Saussure
Émile Benveniste
Franz Boas
Edward Sapir
Claude Lévi-Strauss
Dentre eles destaca-se Lévi Strauss que tem como principio o reconhecimento da existência de uma estrutura social.
Afirma que coexistem sociedades diferentes, ou seja, algumas possuem uma estrutura mais simples ou tradicional e outras são constituídas por uma estrutura mais complexa e moderna.