artesanato portugues
Em portugal podemos encontrar uma grande variadade de peças tipicas de cada região como por exemplo , o figurado de Barcelos, os trajes de Viana e a ourivesaria tradicional, ou, ainda os cabeçudos e os gigantones.
Na região de barcelos temos:
O figurado de Barcelos um produto artesanal que constitui atualmente uma das maiores produções artesanais do concelho. O figurado de barcelos constitui características únicas nas formas e nas cores utilizadas, fruto do meio em que o artesão se insere. Esta é uma produção de qualidade, sendo as peças mais comuns entre os vários artesãos, as de cariz religioso (santos, presépios, diabos, Cristos, etc.) e ase as referentes ao quotidiano (profissões, animais, pessoas, festividades, etc.), não esquecendo o famoso Galo de Barcelos que é o nosso maios icon identitátio.
Na região de Viana do Castelo:
Os trajes de Viana são destinguidos por diferentes trajes típicos vianenses: 1- o Traje de Trabalho (utilizado para trabalhar); 2- o Traje à Lavradeira (utilizados em dias de festa ou em dias de dó); 3- o Traje de Meias Senhoras (o correspondente a uma evolução social do próprio traje); 4- o Traje de Mordoma (utilizado pelas senhoras pertencentes à classe alta); 5- o Traje de Noiva (vestido de cor preta e véu curto de renda branca); 6- o Traje de Domingar (utilizado aos domingos). O Traje de Lavradeira difere na cor e nos motivos bordados de acordo com cada uma das freguesias do concelho de Viana. O traje típico vianense tem uma ligação directa ao porto de mar, transporta influências austríacas, indianas, árabes, adornado com o ouro do Brasil.
A ourivesaria tradicional uma inspiração marcadamente religiosa. Este coração que é actualmente utilizado como símbolo da cidade de Viana do Castelo, surgiu em Portugal com a enraização do culto ao Sagrado Coração de Jesus em finais do sé c.