Artes
A obra de arte revela para o artista e para o espectador uma possibilidade de existência e comunicação, além da realidade de fatos e relações habitualmente conhecidos.
O conhecimento artístico não tem como objetivo compreender e definir leis gerais que expliquem porque as coisas são como são.
As formas artísticas apresentam uma síntese objetiva de significações construídas por meio de imagens poéticas
(visuais,sonoras,corporais,ou de conjuntos de palavras, como no texto literário ou teatral).
A forma artística é antes uma combinação de imagens que são objetos, fatos, questões, idéias e sentimentos, ordenados, não pelas
O que essencialmente a criação artística das outras modalidades de conhecimento humano e a qualidade de comunicação entre os seres humanos que a obra de arte propicia por uma utilização particular das formas de linguagem.
A forma artística fala por se mesma, independe e vai alem da intenções do artista. A “Guernica”, de Picasso, contem a idéia do repudio aos horrores da guerra. Uma pessoa que não conheça as interações conscientes de Picasso pode ver a “Guernica” e sentir um impacto significativo; a significação e o produto revelado quando ocorre a relação entre as imagens da obra de Picasso e os
Picasso “Guernica”,1937, Museu Rainha
Sofia, Madri
A percepção Artística e a chave da comunicação artística
Diante de uma obra de arte,habilidades de percepção, intuição, raciocínio e imaginação atuam tanto no artista quanto no espectador.
Mas é inicialmente pelo canal da sensibilidade que se estabelece o contato entre a pessoa do artista e a do espectador, mediado pela percepção artística da obra de arte. O processo de conhecimento advém de relações significativas, a parti da percepção das qualidades de linhas, texturas, cores, sons, movimentos e etc.
APRENDER E ENSINAR ARTE NO ENSINO
FUNDAMENTAL