Artes cênicas
É o conjunto de técnicas usadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos artísticos. O profissional de Artes Cênicas utiliza os movimentos corporais e a voz para representar personagens e transmitir ao público histórias, ideias, sentimentos e emoções. Como ator, pode trabalhar em filmes, peças teatrais, telenovelas e comerciais para a TV. Também é possível se dedicar à dublagem, à criação de cenários e de ambientes (cenografia), cuidar do vestuário (figurino e indumentária) e das providências necessárias à realização do evento (produção). Está habilitado ainda a dirigir e escrever peças teatrais, novelas e filmes, bem como fazer críticas em veículos de comunicação e elaborar obras didáticas.
Dúvida do Vestibulando
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?
Os dois dão ênfase na arte da interpretação. O currículo do bacharelado também foca direção, dublagem, dramaturgia, produção e teoria teatral. Já o tecnológico - em geral denominado Produção Cênica - visa principalmente ao aprendizado das técnicas relacionadas ao uso da voz e da linguagem corporal. Para lecionar, no entanto, você deve fazer uma licenciatura, cujo curso pode ter diferentes nomes, como Educação Artística (artes cênicas) e Teatro.
O mercado de trabalho
Embora as grandes redes de televisão estejam concentradas no Rio de Janeiro e em São Paulo, há oferta de trabalho para o ator em todo o país. "Muitas pessoas fora do eixo Rio-São Paulo acabam migrando para estes centros", diz Pablo Canalles, coordenador do bacharelado da UFSM. Cidades como Santa Maria (RS), São Paulo (SP), João Pessoa (PB), Natal (RN), Uberlândia (MG), entre outras, possuem leis de incentivo à cultura que direcionam verba para montagem de produções teatrais. "O profissional precisa se interessar também em entender e buscar esses patrocínios, pois é necessário apresentar um projeto por escrito solicitando o apoio", orienta o professor. O mesmo vale