Técnicas de negociação
Etapa 1
Passos 1, 2, e 3
Neste contexto de negociação, observamos diversos tipos de abordagens e comportamentos. A importância do conhecimento facilitará o trabalho do gestor.
A melhor negociação é aquela em que ambas as partes saem ganhando e posteriormente tornam-se parceiros, justos, coerentes, e eu trabalham focados na ética profissional.
Apresentaremos a seguir conceitos de diversos autores com diferenciadas opiniões. Carl Jung nos coloca seus ideais de forma equilibrada, onde os indivíduos atuam determinando as condições para o negocio e em determinado momento acabam cedendo às exigências da outra parte. Desta maneira os estilos podem ser: Estilo Restritivo, adotado para conquista dosa seus próprios objetivos. Estilo Confrontador, as duas partes trabalham em conjunto e em comum acordo. Estilo Ardiloso, a negociação ocorre sempre baseada nas regras pré-estabelecidas. Estilo Amigável, a negociação ocorre com grande confiabilidade e consideração entre as duas partes. Desta maneira, nem sempre os objetivos serão alcançados.
O autor Bergamini nos apresenta o sistema Lifo para o estilo de alto e baixo desempenho na produção conforme segue.
Estilo dá e apoia (D/A). Utilizando-se de orientação receptiva, atua com comprometimento na negociação se disponibilizando em todas as situações.
Estilo toma e controla (C/A). Trabalha com objetivo explorador e em busca do cumprimento de metas a serem alcançadas.
Estilo mantém e conserva (M/C). Trabalha com orientação acumuladora, seu estilo é lento e seu foco estará mais voltado para a qualidade e não para a quantidade. Não adota critérios inovatórios agindo de maneira ultrapassada.
Estilo adapta e negocia (A/N). Sua forma de agir demonstra preocupações com o bom entendimento das partes, permitindo até que outro determine regras.
O autor Goltschalk apresenta os seus estilos como sendo:
Estilo duro, atua de forma rígida, dominante e convincente e com prazos