Artes cênicas
conteúdos não são contextualizados
adequadamente, estes tornam-se distantes, assépticos e difíceis, não
despertando o interesse e a motivação
dos alunosArte Cênica no ensino da Ciência
Morello, Glaciana F.
Volpi,Juliana
Resumo
O objetivo desse artigo é apresentar e discutir as dificuldades e benefícios encontrados em aplicar como recursos lúdico e didático a artes cênicas para o ensino da química no 1° ano do ensino médio .Em que os alunos desenvolvem e apresentam uma peça de teatro com o conteúdo proposto pelos professores, havendo uma interdisciplinaridade de matérias e uma contextualização dinâmica.
Palavra Chave: Contextualização , Interdisciplinaridade e Artes Cênicas
Abstract The objective of this paper is to present and discuss the benefits and difficulties encountered in applying resources as a playful and educational performing arts for teaching chemistry in the 1st year of high school. Which the students develop and present a play with content proposed by teachers, with an interdisciplinary materials and a dynamic context.
Key-words: Contextualization , Interdisciplinary and Performing Arts
Introdução
Como o ensino da ciências enfrenta dificuldades por apresentar conteúdos abstratos, saliento essas dificuldades com o livro de Attico Chassot – Alfabetização científica questões e desafios para a educação. O livro demonstra que falar de ciências, é também falar de questões cotidianas como religião, história, costumes populares, como forma de contextualização mais ampla para a formação cultural da ciência. A maior dificuldade encontrada tanto como para os professores e como para os alunos é contextualizar o ensino da química com questões cotidianas, essa dificuldade é de fato um interferente na aprendizagem significativa dos alunos. Como cita Zanon e Palharini(1995) “Quando os conteúdos não são contextualizados adequadamente, estes tornam-se distantes, assépticos e