artefatos culturais dos surdos
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
PROFESSORA- MARGUERITA CRUZ
Artefatos Culturais dos Surdos
Artefatos Culturais dos Surdos
Cultura
é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização
Artefato cultural
Entende- se por artefato cultural não somente as formas atuais de culturas materiais, como também, o que podemos ver e sentir ao entrarmos em contato com a cultura de uma comunidade. Como por exemplo, materiais produzidos pelo grupo, maneiras de vestirse, de comunicar- se, bem como os valores e normas estabelecidos entre seus membros.
Artefatos Culturais dos Surdos
Os artefatos
O primeiro artefato da cultura surda é a experiência visual em que os sujeitos surdos percebem o mundo de maneira diferente. Os sujeitos surdos percebem o mundo através de seus olhos.
Esse artefato promove a acessibilidade em variados espaços para estes sujeitos.
“É na visão que está amparado o nosso senso de direção, a nossa noção de espaço, profundidade, distâncias, entre outras características físicas” (DOS ANJOS, 2008, p.39).
Artefatos Culturais dos Surdos
O surdo precisa se entender como tal, aprender a língua de sinais e se comunicar. E é somente através da visão que o surdo alcançará esses objetivos. Assim, ele conseguirá significar o mundo em que vive, pois passa a entende- lo através de seus olhos. Os sujeitos surdos interpretam as circunstâncias visualmente, através dessas experiências que constrói com as coisas ao seu redor.
“O surdo tem sua percepção apoiada na visão e com isso torna-se mais perceptível a detalhes” (DOS ANJOS, 2008, p.39).
Artefatos Culturais dos Surdos
Visão periférica de pessoas surdas é maior por causa do desenvolvimento diferenciado da retina. De acordo com a equipe britânica, é o que lhes permite enxergar mais objetos nos extremos do campo visual e, assim, ter uma melhor percepção do ambiente que os