Surdos- Artefatos culturais
Uma caracteristica notável da cultura surda é relacionada ao casamento, nove em cada dez membros da comunidade americana dos surdos casam-se com membros do seu grupo cultural. Dentro desta comunidade os surdos não diferenciam um ao outro pelo grau de surdez, e sim entre ouvintes e surdos.
Muitos dos surdos aspiram ter filhos surdos, o que é considerado normal pela comunidade surda. Muitos deles acreditam ser mais facil a convivência e a educação de filhos surdos por pais surdos. O que não é tao natural assim é o caso de duas americanas lésbicas que provocam criticas por deliberadamente optar por ter um bebê surdo através da inseminação artificial, aumentando de todas as maneiras possíveis a chance de gerar uma criança surda.
Os surdos costumam frequentar bailes das associações de surdos, onde acontecem desfiles de misses surdas, discursos de presidentes e representantes, entrega de medalhas e troféus aos atletas surdos. Nestes bailes, geralmente a maioria dos surdos fica conversando nos seus cantos, pela necessidade que sentem de colocar as conversas em dia. Aqueles que dançam no salão sentem a vibração da música e fazem isso por que gostam. A maioria tenta imitar passos, adivinhar o ritmo musical ou então dançam livres a sua maneira, afinal, nestas festas de cultura surda não tem regras de ritmo musical e muitas vezes acontece de os surdos continuarem dançando mesmo depois que a música já acabou.
Outra tradição das comunidades surdas é a de batizar os nomes de seus membros em língua de sinais. Sinais estes que podem ser