Arte
Aluna: Rajma Winnie Santos Martins
* No inicio do século XX, o aprendizado da Arte era mais voltado para o domínio técnico, para o trabalho manual. As disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e o Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, o ensino era baseado em modelos já existentes. Nas escolas tradicionais, valorizavam os “dons artísticos”.
* As aulas de desenho eram voltadas para a reprodução fiel a natureza, as formas.
* As atividades de teatro e danças só eram reconhecidas em festas comemorativas. O teatro só tinha uma função, a apresentação.
* No Canto Orfeônico no século XX, tinha como objetivos de levar a linguagem musical de maneira sistemática a todos os pais, orientar para tal área e difundir ideias de coletividade e civismo com o da política presente, que era o Estado Novo. Mas acabou sendo aula teórica de música, incentivando a memorização das peças orfeônicas.
* Por influencia dos estudos nas áreas de filosofia e psicologia e do movimento modernista marcado entre as décadas de 20 e 70, o ensino da Arte passa por mudanças. Agora valorizam as formas de expressão e compreensão de mundo dos alunos, e os professores deixam o antigo modelo, de ensinar apenas o domínio técnico das artes. As aulas agora iam muito mais além da sala de aula e dos livros.
* Com a mudança do ensino da Arte, há um crescente de movimentos culturais. Um dos mais importantes: A “semana da arte moderna” foi marcante por difundir ideias sobre a modernidade e o papel das artes no Brasil.
* Em 1971, pela LDB, a Arte entra no currículo escolar. Um avanço, porém desastroso. Os antigos professores de arte plástica, desenho, musica etc., e os recém-formados não estavam preparados para o domínio de todas as linguagens artísticas, mas mesmo assim tentaram ensinar aos alunos, diminuindo então a