Doenças virais no brasil
No homem, inúmeras doenças são causadas por esses pequenos seres acelulares, os terríveis agentes patogênicos, os vírus. Praticamente todos os tecidos e órgãos humanos são afetados por alguma infecção viral. No nosso país as mais comuns são os resfriados comuns, a caxumba, a raiva, a rubéola, o sarampo, as hepatites, a dengue, a poliomielite, a febre amarela, a varicela ou catapora, a varíola, a meningite viral, a mononucleose Infecciosa, as herpes, a condiloma, a hantavirose e a AIDS.
No Sudeste do Brasil as duas doenças virais mais comuns são a dengue e a meningite viral, devido à região ser mais propícia a instalação desses vírus, veremos abaixo o que são essas duas doenças, os sintomas e diagnóstico e tratamento das mesmas, número anual de casos das doenças e dados sobre a evolução das doenças.
● Dengue
É uma virose transmitida por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, é um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, sendo que a transmissão do vírus se da apenas pela picada do mosquito fêmea infectado pelo vírus transmissor, fato curioso é que esse mosquito pica apenas durante o período diurno. A infecção pode ser gerada por qualquer um dos tipos 1, 2, 3 e 4 da doença, que produzem geralmente as mesmas manifestações. Sendo que a contaminação no mosquito Aedes aegypti ocorre quando ele suga o sangue de alguém já contaminado pelo vírus, Logo depois de um intervalo de incubação, é originado após do contato do mosquito com o vírus, sendo que o mosquito esta apto para transmitir a doença entre oito a doze dias após a infecção. A virose não é transmitida, pelo contato direto de um infectado ou de suas secreções com uma pessoa saudável, não é transmitida através da água ou alimento e o mais importante é que quem estiver com dengue deve se prevenir de picadas do mosquito Aedes aegypti para evitar a transmissão da doença para o mosquito. Assim, sendo possível cortar mais uma cadeia de transmissão do vírus.
Sintomas