Arte
LIZIANE BORGES
ARTE – VIDA – INVENÇÃO:
A IMPORTÂNCIA DA ARTE NAS ETAPAS FINAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia – TCCI Projeto De Pesquisa Para o TCCII Prof° Orientador: Me.Ivan Webber dos Santos
Porto Alegre Nov, 2012. 1. Problema de Pesquisa:
Qual o papel do educador infantil, no trabalho com os jardins, quando este disponibiliza as artes plásticas ou visuais para o trabalho didático com as crianças?
2. Introdução
Nunca tinha pensado na temática da Artes como fonte para desenvolver meu trabalho de conclusão, mas após cursar no sexto semestre do curso de Pedagogia, a disciplina, Planejamento em arte-educação, refleti muito sobre as questões abordadas em alguns textos, que falavam de como a disciplina Arte não tem o seu valor didático reconhecido e valorizado, como uma disciplina que auxilia no desenvolvimento do aluno.
Infelizmente em muitas escolas a Arte é vista como um passa tempo, uma diversão, uma hora de lazer sem significação pedagógica.
Esta questão me chamou a atenção especificamente, numa experiência que tive em uma escola de Educação Infantil, onde trabalhei como estagiária na turma do jardim, nesta oportunidade observei que as crianças tinham poucas oportunidades de trabalhar em suas produções através do desenho, ou de outras expressões artísticas, estes momentos aconteciam somente em dias de chuva e quando não podiam ir ao pátio, então a professora pedia que desenhassem o que gostariam de desenhar, após o termino das produções, as crianças guardavam os trabalhos em suas respectivas pastas, alguns tentavam mostrar seus trabalhos para a professora que passava os olhos rapidamente e exclamava: Que bonito! Guarda lá na tua pasta.
Posturas como estas vividas por mim exemplificam como a falta de preparo e de proposições do professor, determinam uma distorção do papel da educação artística no processo educativo já na