Arte
TÍTULO DA UNIDADE DE CONTEÚDO A SER ENSINADO: Fazer uma Análise da Homofobia dentro da História da arte OBJETIVO GERAL: Questionar práticas, posturas, princípios e valores presentes na História da Arte que reproduzem e legitimam as hierarquias sexuais, naturalizando a norma heterossexual e inviabilizando outras possibilidades de manifestação das sexualidades.
A fim de conscientizar o educando/educanda na construção de propostas interventivas a diversidade sexual, entendendo que este silêncio sobre as homossexualidades na educação tem colaborado para que a escola como instituição seja cúmplice da violência existente e crie condições para legitimar atos homofóbicos e de humilhação no interior de suas práticas educativas. Assim, de forma focalizada pretende-se formar os educandos para que tenham capacidade interventiva de romper o silêncio cúmplice da violência aos direitos humanos da comunidade LGBT.
CONTEÚDOS E OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Tópico 1 de conteúdo: Entendendo o que é Homofobia. Objetivo Específico:
Conhecer os conceitos fundamentais da palavra homofobia;
A fim de compreende-la durante a explanação do tema. Tópico 2 de conteúdo: Direitos Humanos
Objetivo Específico:
Tematizar os direitos sexuais como direitos humanos, evidenciando como questões vivenciadas primordialmente no âmbito privado passaram a fazer parte da vida política da grande maioria das sociedades ocidentais.
Reconhecer os direitos sexuais no âmbito dos direitos humanos isso implica em desconstruir a universalidade abstrata que muitas vezes os direitos humanos sustentam. Tópico 3 de conteúdo: Sexualidades
Objetivo Específico:
Abordar as sexualidades como construções históricas e socialmente