resenha polis e nomos
PÓLIS E NÓMOS:
O problema da lei no pensamento grego
Trabalho apresentado ao professor Dr. Luiz Paulo Rouanet como requisito parcial para a conclusão na disciplina Introdução á Filosofia.
São João del-Rei, MG
Julho de 2014
RICHARD ROMEIRO OLIVEIRA, é bacharel, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Lecionou História da Filosofia Antiga na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de 2006 a 2010. Atualmente é professor adjunto I do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
OLIVEIRA, Richard Romeiro. Pólis e Nómos: O problema da lei no pensamento grego. 1a ed. São Paulo : Editora Loyola, 2013. 200p .
RESUMO
O pensamento político grego em suas variações, fez do problema da lei (nómos) um objeto privilegiado de especulação jurídica e social, suscitando entre poetas, retóricos, historiadores e filósofos, questionamentos que conservam ainda hoje seu interesse. Esse livro oferece uma visão panorâmica da gênese e evolução dessa problemática na velha Hélade – dos poemas homéricos a Platão -, no intuito de acompanhar as principais vicissitudes teóricas e conceituais que a acompanharam.
INTRODUÇÃO
O livro do autor Richard Romeiro Oliveira, tem com objetivo explicitar os eventos principais que marcaram o desenvolvimento da reflexão legal no pensamento grego, utilizando citações de filósofos influentes para embasar seus argumentos ele estabelece a reflexão da relação entre polís e nómos.
O autor nos explicita como a criação de leis possibilitou uma sociedade mais harmoniosa e justa até chegar no conceito que hoje temos de cidade.
.
Capítulo 1. A formação da pólis e a descoberta da lei escrita
1.1. A Questão da justiça no mundo homérico: thémis e Basiléia
Neste primeiro tópico vemos o autor elucidar os eventos históricos que determinaram o