arte
Pedagogia EAD
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
ANDREIA FERREIRA DOS SANTOS RA:2307356433
EMERSON ROMERO RA:2307347391
KELLY CRISTINA RA:3330538744
MILENKO KOVACEVIC RA:5531107222
RENATA BERENGUER RA: 2328425281
VANESSA ANGELA RA:3320556584
São Paulo, setembro de 2013
Memórias escolares relacionadas as práticas artísticas
Durante nossa trajetória escolar, passamos por experiências em áreas multidisciplinares, porém, o que nos da impressão, é que as aulas relacionadas às artes são as mais significativas, principalmente na Educação Infantil; muitas delas satisfatórias, prazerosas e outras delas frustrantes e incompletas.
Daremos um exemplo de vivência escolar de um dos integrantes do grupo durante a Educação Infantil:
“Parecia simples... Era só picar o papel crepom, verde e roxo, fazer bolinhas e colar no cacho de uvas desenhado na folha de papel sulfite. Eu tinha uns quatro anos, mas fracassei, a professora disse que estava errado!”
“Como eu só gostava de uvas verdes, piquei e colei somente papel crepom verde. Mas, estava errado... Não sei ainda o porquê, mas a professora disse que estava, e como ela era muito “superior” a mim, eu tive que arrancar todas as bolinhas e obedecer”.
Então Milenko chegou à seguinte conclusão:
Daremos outro exemplo, vivenciado por Emerson, durante a Educação Infantil. A primeira vista não vemos nada de “errado” e “incomum” no desenho abaixo, se não fosse o fato da FLOR ser maior que a CASA.
Foto meramente ilustrativa de acordo com as memórias de Emerson
Ao se deparar com tal desenho, a professora repreendeu Emerson dizendo que este estava errado, pois as flores são menores do que as casas e as árvores...
Logo em seguida, Emerson respondeu: “Professora, eu estou perto da flor e longe da casa, e quando eu tenho alguma coisa perto de mim ela é grande e, quando estou longe das coisas, elas são pequenas”.
Outro exemplo:
Foto