Arte
É a ambição de colocar diante do observador uma semelhança convincente das aparências reais das coisas. A admiração pela obra de arte, dentro dessa perspectiva, advém da habilidade do artista em fazer a obra parecer ser o que não é, parecer ser a realidade e não a representação.
2. Qual a diferença entre realismo e idealismo na arte grega.
O realismo mostra o mundo como ele é, nem melhor nem pior. É característico, por exemplo, da arte renascentista do século XV.
Já o idealismo retrata o mundo nas suas condições mais favoráveis. Na verdade, mostra o mundo como desejaríamos que fosse, melhorando e aperfeiçoando o real.
3. Qual é a função do princípio de imitação?
A função do principio de imitação é definir a natureza da Arte.
4. Qual é a crítica que Platão faz à arte e aos artistas?
Que adianta, pergunta Platão, reproduzir aquelas formas que são inferiores, terrenas e sensíveis, quando há outras, supremas, que justificam o esforço do conhecimento intelectual? A Pintura e a Escultura não imitam a ideia, a forma essencial, que é a verdadeira realidade, mas a aparência sensível, já ilusória, defectiva, que o conhecimento intelectual tem por fim ultrapassar.
5. Defina o conceito de verossimilhança segundo Aristóteles.
A verossimilhança é um nexo com a realidade, mas não com a realidade atual e presente, e sim com o que é provável ou possível. Assim, o artista, que não deverá reproduzir, traço por traço, as particularidades de um dado animal, tem que respeitar as características gerais da espécie à qual o seu modelo pertence, e que, em conjunto, constituem a forma distintiva realizada em um sem número de indivíduos.