Arte Triunfal
Românica
Como surgiu?
Nos primeiros séculos depois da
oficialização do cristianismo, a primitiva arte cristã(triunfal) dividiu-se em dois grandes ramos: um oriental, nomeado de bizantina e outra ocidental, nomeado de românica.
Arte Bizantina
A arte Bizantina surgiu na cidade de
Bizâncio, depois de Constantinopla, na época capital do Império Romano do
Oriente.
Por sua localização geográfica, ela foi influenciada por Roma, Grécia e pelo
Oriente, principalmente pelos persas. Essa mescla de formas gerou um estilo novo, rico e colorido.
A arte bizantina recebeu muita influência greco-romana, mas, por força da religião, acabou criando um estilo próprio. A aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficialização por Teodósio procuraram tornar a arte a serviço de Deus e do imperador, para propaganda da fé e exaltação da pessoa sagrada do governante. Para isso, os artistas deviam seguir certas regras ditadas pelos doutores da
Igreja, como representar o céu sempre dourado e as figuras sagradas de frente.
O mosaico é sua expressão mais conhecida, mas sua função principal não era a decorativa, e sim a educativa, pois ele visava orientar os cristãos através da reprodução de cenas da vida de Cristo e também dos imperadores, aos quais se atribuíam poderes divinos, pois o regime político vigente era a teocracia.
A arquitetura também foi um estilo artístico
dominante nessa época, principalmente a das igrejas, que eram geralmente construídas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada, continham grandes cúpulas, eram vastas e ricamente decoradas. O exemplo mais conhecido deste estilo é a Igreja de Santa Sofia, localizada em Istambul, obra dos arquitetos Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto.
ELA PODE SER DIVIDIDA EM 5 PERÍODOS:
Período Constantiniano – Momento inicial, do qual restam apenas obras arquitetônicas, pois da pintura, da escultura e dos mosaicos desta época pouco se encontra hoje.
Período