Arte Românica e Gótica
Vigente na Europa no século XI e XIII durante o período da história.
Sua arte está exposta principalmente nas igrejas católicas, após a expansão do cristianismo apresentando características comuns em várias regiões. Fragmentada em vários estilos.
Sendo as igrejas os maiores direcionados para esta arte, houve também uma evolução dos métodos construtivos e das matérias. Como pedra na construção, a madeira no telhado trocados também por abóbadas de berço e de aresta. Criando a imagem da fortaleza de Deus.
A forte influência dos etrusco(dominavam a arte de decorar tumbas e tinham escrita. Durante séculos, a civilização que criaram foi comparada à egípcia.) Mas a arte romana seguiu elementos artísticos da Grécia antiga, chegando a copier estátuas clássicas .
Já quando falamos na area de arquitetura desta época principalmente , houve várias construções de monumentos públicos em homenagem aos imperadores romanos, destacando construção de portais, aquedutos, prédios e templos. Dois estilos se destacam :
Abóbada de berço – um semicírculo simples, chamado de arco pleno, que era ampliado pelas paredes. Suas desvantagens eram a pouca luminosidade, por causa das janelas pequenas, o excesso de peso do teto, provocava desabamentos e era impossível a abertura de grandes vãos.
Abóbada de arestas – criada para superar o estilo anterior, essa abóbada possui uma insterseção, em âgulo reto, de duas abóbadas de berço apoiadas sobre pilares. Com esse estilo de abóbada não havia mais o problema da má iluminação e do peso do teto. Na Itália, a arquitetura e a pintura fizeram história. Com a influência greco-romana na arquitetura, os artistas a tornaram mais leve e delicada, diferente da imponência nos outros lugares.
Na pintura recorreram ao efeito trimenionalidade(três dimensões: altura, largura e profundidade). Na história temos como efeito de