Arte Românica e Gotica
Introdução
A Arte Românica pode ser classificada como uma arte católica, pois somente o que era considerado
‘’belo’’ pela Igreja Católica poderia ser difundido perante os demais. O artista era considerado apenas um artesão, não possuía prestígio por suas obras.
Contextualização Histórica
XI - XII
Arte na
Grécia
Arte
Romana
Arte
Românica
Arte
Gótica
Renascimento
A arte românica surgiu em plana época feudal entre os sécs. XI e finais do séc. XII, e se espalhou por toda a Europa. Durante este período ocorreram as cruzadas, que foram expedições organizadas pelo papa a fim de recuperar Jerusalém. Os cruzados, como eram conhecidos os expedidores participavam em troca do perdão de seus pecados. As Cruzadas não conseguiram seus principais objetivos, mas tiveram outras consequências como o enfraquecimento da aristocracia feudal, o fortalecimento do poder real, a expansão do mercado e o enriquecimento do Oriente.
A Europa prosperava no século XI. Com o fim das invasões bárbaras ocorreu um crescimento comercial e consequentemente da população.
Cultura
Música e Teatro
Influenciado pelas Cruzadas, a cultura da sociedade da época era também regida pelos membros do
Clero e Nobreza. Porem as canções começaram a deixar para traz o timbre religioso, e uma musica profana surgiu, mais ligeira e familiar, cantada em linguagem vulgar, falando das preocupações de cada um: do amor, da guerra, da critica social.
Vestuário e Joia
Quanto as suas vestes podemos dizer que os homens usavam Túnica tipo camisa justa ao corpo, mais curta do que o período bizantino, o capuz, antes parte da capa, tornou-se peça separada que descia até os ombros. As Botas longas e de cano alto eram usadas com meias de tamanhos variados,
feitas de lã ou de linho no formato das pernas – justas no caso dos nobres e frouxas no caso dos camponeses. Já as mulheres usavam vestidos moldando o corpo, parte superior justa sobra o busto e com
abotoamento