Arte na educação básica
Janaina Lira
Professor(A):
Centro universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PEDxxxx) – Pratica do modulo V
28/05/2013
RESUMO
Uma síntese sobre o ensino da arte na educação Básica, sua importância, seu papel na formação do individuo, trabalhar com ensino da arte é um desafio constante, os sempre estão abertos a novas práticas escolares e também para a manifestação de artes na sociedade de forma geral. A Escola, a Sociedade, a família e os professores tem o dever de ajuda-los a distinguir cada expressão artística e seus valores para a sociedade e para suas vidas de maneira ampla. O ensino da arte nas escolas de educação básica tem como missão, o inicio da formação desses individuo como um sujeito critico e flexível diante das mais diversas manifestações artísticas existente na sociedade, é muito importante que cada individuo cresça sabendo a diferença de cada manifestação artística, cada pensamento artístico, e que ele possa desenvolver a sua própria capacidade de se diferenciar, ou mesmo de se adequar diante dessas manifestações.
Palavras Chave: educação básica. Educação. Escola
1 INTRODUÇÃO
O ensino da Arte se tornou obrigatório no Brasil em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – Lei 5692/71. Neste período não havia, cursos de formação de professores de Arte nas universidades brasileiras. Por isso, em 1973, com objetivo de atender a demanda criada por conta da lei, o governo criou o curso de graduação em Educação Artística que permitiu aos graduados lecionar no 1º Grau.
A Arte faz parte do programa curricular previsto para a educação básica desde a promulgação da nova LDB (1996), contando, para o desenvolvimento do seu ensino, com orientações advindas das diretrizes do CNE, dos parâmetros do MEC, das propostas de Estados e Municípios, dos projetos pedagógicos de escolas públicas e particulares, além de um acervo bibliográfico consistente. Com a obrigatoriedade legal do ensino