arte maxixe
O Maxixe ou também Tango brasileiro é uma dança criada no Brasil pelos negros, numa época em que o respeito e os bons costumes ainda prevaleciam entre as famílias, e o não cumprimento deles gerava uma polêmica envolvendo-se várias autoridades, como a religião, política e influenciava até as classes sociais.
No Maxixe, o par se move com passos alegres, movimentos livres, deixando o embalo da música expressar os sentimentos do casal.
No decorrer da história da criação do Maxixe, foram se destacando vários nomes da música brasileira, e vários novos ritmos, músicas e danças tanto no Brasil quanto no mundo todo.
Não foi só ao público brasileiro das classes mais baixas que esse tipo de dança conquistou e sim ao mundo todo principalmente na Europa onde se tornou um ícone de elegância.
A ORIGEM DO MAXIXE O maxixe é uma dança sensual surgida no Rio de Janeiro na década de 1870, seu nome veio da fruta maxixe muito consumida no Nordeste, que assim como a dança, a planta que dá origem a essa fruta é rasteira, sendo vista como pouco refinada pela sociedade. Portanto o maxixe é então uma dança sensual dançada pelas camadas mais baixas da sociedade.
O Maxixe sofreu muito preconceito em seu início. Por ter sido criado e praticado pelas camadas mais baixas, foi dificilmente aceitado nos salões nobres. Somente no ano de 1908 este estilo de dança foi apresentado à Europa, se tornando um grande sucesso. E assim uma dança vista como desengonçada graças aos remelexos e o uso da leveza do corpo, foi ganhando uma elegância própria.
Seu impacto na Europa foi tão grande que até a imprensa ajudou na divulgação desse novo estilo, dando-lhe uma dimensão inusitada, mobilizando jornais, políticos, autoridades civis, militares, religiosos, e principalmente artistas e intelectuais.
No Maxixe, o par se move com passos alegres, com movimentos livres sem haver apenas um compasso. É possível você deixar que o embalo da música o leve a