Arte grega
Escolhemos a Arte Grega, não só pela beleza de suas pinturas, esculturas e arquiteturas, mas também por ser uma arte ligada mais à inteligência.
Através da arte o artista expõe seus sentimentos de uma forma naturalista, buscando sempre a perfeição. A Arte Grega tem como características principais: O Racionalismo, o amor pela beleza, “a medida de todas as coisas” (o homem), e a democracia, ligando-se sempre à inteligência. Como em outras civilizações, a pintura grega apareceu como um elemento de decoração da arquitetura. As paredes das construções eram, muitas vezes, ostentadas por vários painéis pintados, porem com o tempo a pintura foi encontrando seu lugar, e teve como característica principal as cerâmicas, que em seus vasos possuíam grandes variedade de formas e desenhos sendo utilizados para guardar sentimentos. Também ganham destaques em rituais religiosos, que para cada função assumia uma forma.
Essas pinturas caracterizavam pessoas em seus costumes e figuras da mitologia grega.
Exéquias foi o maior pintor de figuras negras. A arquitetura grega o maior destaque se encontra nos belos templos, que são construções simétricas entre pórtico dos fundos e das entradas, constituídos de três degraus, onde o mais elevado sustenta as suas colunas, estas mesmas colunas e entablamento eram construídos segundo os modelos da ordem dórica, jônica e coríntia. Os principais monumentos: Templos, o mais importante é o Partenon de Atenas; Na Acrópole se encontram as Cariátides; Teatros que eram construídos em lugares abertos, como por exemplo, o Teatro de Epidauro; Ginásios e edifícios destinados à cultura física; E praças onde os gregos se reuniam para discutir principalmente filosofia. Porém a arte grega não se destaca apenas na Pintura e na Arquitetura, grandes artistas marcaram seus nomes nas mais belas esculturas, que eram feitas para representar algo ou alguém, em sua maioria alguém, para indicar o mais alto nível que o homem pode