Temas e propostas da cepal para o brasil
A CEPAL é uma comissão econômica que foi criada para monitorar politicas relacionadas ao desenvolvimento econômico da região latino americana, tem como objetivo promover o desenvolvimento social e sustentável.
Na economia, a CEPAL busca desenvolver sistemas de inovação que possam acelerar as capacidades tecnológicas, visando atrair investimentos estrangeiros, para maior crescimento na produtividade utilizando recursos naturais, procurando melhor infraestrutura e qualidade. O que contribui no desenvolvimento é reforçar o acesso da região ao financiamento. Aperfeiçoar as políticas de desenvolvimento sustentável e eficiência energética e o enfrentamento das consequências das mudanças climáticas
Na área social insiste-se nas políticas publicas que combatam a pobreza e que contenham esquemas universais de atendimento e valorização da população, nas áreas de saúde, saneamento básico, educação, capacitação etc. Promover um pacto social através do aumento da igualdade social, da redução dos riscos sociais e de uma maior incorporação da perspectiva de gênero nas políticas públicas.
Na macroeconomia, a proposta da CEPAL é de preservação dos equilíbrios macroeconômicos, consciente, porém, de dois fenômenos. Primeiro, os ciclos. E propõe gerar capacidade de executar políticas anticíclicas, vale dizer, ganhar musculatura fiscal para enfrentar as oscilações e os humores da economia internacional. Segundo, entende que as nossas economias são vulneráveis pelo lado externo, e por isto considera importantes duas coisas, no plano macroeconômico: uma nova arquitetura financeira internacional. Aumentar a estabilidade macroeconômica e melhorar as políticas para reduzir a vulnerabilidade e mitigar os efeitos das crises econômicas e financeiras.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.eclac.org/cgi-bin/getprod.asp?xml=/publicaciones/sinsigla/xml/7/36487/P36487.xml&xsl=/brasil/tpl/p10f.xsl&base=/brasil/tpl/top-bottom.xsl