A ARTE GREGA
.
A Grécia antiga e a cultura moderna O que conhecemos como a arte do mundo ocidental, principalmente a européia, muito deve ao mundo grego e a sua cultura. Os gregos influenciaram a arte romana e outros períodos da História da Arte, como o Renascimento. De uma certa forma, muitos valores que tiveram sua origem na arte grega exerceram influência fundamental sobre o gosto estético predominante até o Século 20. A mitologia grega, suas conquistas filosóficas e científicas, sua capacidade de concisão e simplicidade expressiva, foram legados importantíssimos para as épocas posteriores.
Uma arte intelectualizada Uma característica da arte grega é a presença forte do intelecto. Foi a primeira expressão artística que valorizou o homem e suas possibilidades. O uso de desenhos e linhas, a proporcionalidade, o equilíbrio e a expressividade atingida foram conquistas surpreendentes. A civilização minóica, em particular a Ilha de Creta, parece ter sido a origem de uma arte que acabou sendo incorporada ao continente grego, principalmente através de Micenas.
MINOICO
Adj. - Referente ao período cretense que se estende do terceiro milênio a.C. a cerca de 1580 a.C.
S. m. - O natural ou habitante da antiga Creta. Língua da antiga civilização cretense. Posteriormente, uma onda de invasões de povos como os dóricos e os jônios acabaram por formar o povo grego.
Os gregos ofuscaram outras civilizações Essa onda de invasões teve impacto profundo sobre os povos da região. Não se sabe ao certo o que aconteceu com as civilizações que a ocupavam anteriormente (como a micênica), mas a arte produzida até então foi abafada nesse momento, apesar de se poder avistar influências dela na futura arte grega.
MICÊNICO
Adj. - De, relativo ou pertencente a Micenas, antiga cidade do Peloponeso (Grécia). Relativo à civilização que se irradiou, a partir de Micenas, pelo Peloponeso, Ática e Beócia (c. 1950 a 1100