Arte Grega
ÍNDICE
1- Arte grega
2- Pintura Grega
3- Principais escolas gregas
4- Pintura em Cerâmicas e Vasos
5-Pintura na representação Mitológica
6- Esculturas Gregas
7- Características esculturas gregas
8- Idade das Trevas
9- Período Micênico
10- Período Arcaico e Período Clássico
11- Período Helenístico
12- Conclusão
ARTE GREGA
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles têm como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem e a democracia.
A arte grega foi considerada livre, pois valorizava o homem, como sendo o ser mais importante do universo. A inteligência humana era superior à fé, encontrada na civilização egípcia. O dia a dia, a natureza e as manifestações dos gregos eram retratadas na arte. Eles procuravam o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, pois estavam em busca da perfeição.
Suas características são buscar a beleza das coisas, a superioridade do homem, a razão e a democracia.
Paternon – Templo da deusa Atena
PINTURA GREGA
Encontrada para decorar a arquitetura, nas métopas, substituindo