Arte figurativa e arte abstrata
ROSANA REGIA OLIVEIRA FERREIRA DOS SANTOS
ARTE FIGURATIVA E ABSTRATA
MACEIÓ
NOVEMBRO 2012
Arte Figurativa
De acordo com as aulas, textos e as apresentações na sala de aula, a arte figurativa é representada por pessoas, objetos, paisagens, animais, flores etc. É representada com formas que são reconhecidas para quem visualiza a obra. O artista utiliza as cores da realidade visual, buscando representar a realidade na tela. O Renascimento, o barroco, o realismo, impressionismo e o expressionismo, são exemplos de estilos artísticos onde o figurativo realista é muito forte.
Um dos artistas que faz parte da arte figurativa e que foi apresentado pelo grupo que participei, é Edvard Munch. Ele tinha um estilo artístico relacionado aos sentimentos e tragédias humanas como a angústia, morte, depressão, saudade. Em suas obras as pinturas são desfiguradas, passando uma sensação de angústia e desespero. Tinha forte expressividade no rosto das personagens retratadas. Esse artista foi um dos mais importantes do expressionismo. Algumas de suas obras:
O Grito (1893) – Edvard Munch Melancolia (1892) - Munch
Arte Abstrata
A Arte Abstrata é a arte em que não há representação de imagens do mundo real. É representada através de pintura, escultura, gravura, arte gráfica etc. Nela o artista trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Portanto, na arte abstrata, uma mesma obra de arte pode ser vista, sentida e interpretada de várias formas. Algumas obras:
Improvation XIX - Wassily Kandinsky 1ª Aquarela Abstrata Wassily