Amor de perdição
Trabalho de Língua Portuguesa
Amor de Perdição
Trabalho realizado por:
Cláudia Patrícia Dias Pereira
11º C
Biobibliografia
Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu em Lisboa a 16 de Março de 1825. Camilo foi registado como filho de mãe incógnita, segundo consta, porque o seu pai e a sua avó não queriam que o nome Castelo Branco estivesse ligado a alguém demasiado humilde. A morte do pai obrigou-o a ir viver para Trás-os-Montes.
Teve uma vida atribulada, passional e impulsiva; uma vida tipicamente romântica, que serviu de inspiração a alguns dos seus livros. Foi o primeiro escritor de língua portuguesa a viver exclusivamente da sua produção literária, que se traduziu em mais de duzentos e sessenta escritos, produtividade que nunca prejudicou o requinte da sua obra, de referência na literatura portuguesa.
As vicissitudes da vida fazem-lhe despoletar a ideia de que a fatalidade e a desgraça são destinos a que não pode escapar. A intensidade com que pautou a sua vida acompanhou-o até à morte, suicidando-se com um tiro na cabeça, devido à cegueira progressiva de que padecia.
As suas principais obras são: A queda dum Anjo, Maria Moisés, Amor de Perdição, Coração Cabeça e Estomago, A Brasileira de Prazins, Coisas que só eu sei, Os Brilhantes do Brasileiro, Aquela Casa Triste, A Gratidão, O Arrependimento.
Resumo da obra
Amor de Perdição é uma novela composta em 1861, durante o tempo em que o autor esteve preso por adultério com Ana Plácido, na cadeia da Relação do Porto.
A história passa-se em Viseu, no século XIX. Lá, duas famílias, Albuquerques e Botelhos, tornam-se inimigas devido a um litígio em que o corregedor Domingos Botelho deu ganho de causa contrário aos interesses dos Albuquerques. Simão é um dos cinco filhos do corregedor e apaixona-se por Teresa de Albuquerque.
O drama começa quando as famílias descobrem o namoro. Tadeu de Albuquerque (o pai de Teresa), após insistentes tentativas de casar sua