Turismo a mais antiga indústria cultural (paper)
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI – Prática do Módulo II
RESUMO
O Turismo não é um fenómeno novo, pois muitas civilizações anteriores ao século XIX, já o conheciam e ao mesmo tempo, também o praticavam. A civilização ateniense já praticava turismo, pois existiam nos subúrbios de Atenas residências secundárias, que seriam casas de férias. Entre os romanos, as termas reuniam as classes privilegiadas como as de Pompeia ou Miróbriga. Tal como hoje, estas formas de vida, que afetaram uma pequena elite; desenvolveram-se num mundo enriquecido e politicamente estável: corresponderam ao supérfluo, que a menor crise põe em jogo.
É no século XIX que o Turismo torna-se numa realidade, devido ás melhores condições de vida, resultantes com as reivindicações conseguidas na Revolução Industrial.
A expressão mais visível e poderosa da nova economia da experiência é o turismo global - uma forma de produção cultural que emergiu das margens da vida econômica apenas meio século atrás para se tornar uma das maiores indústrias no mundo. O turismo não é nada mais que a transformação da experiência cultural em commodity.
INTRODUÇÃO
As empresas de todos os países estão engajadas em fazer "pacotes" de experiências culturais.
O turismo e as viagens pelo mundo saltaram de $ 1,9 trilhão de dólares na atividade econômica em 1987 para $ 3.7 trilhões de dólares em 1998 e espera-se que cheguem a $ 7,5 trilhões de dólares em 2008.'' Viagens e turismo agora responden por 7,5% de todo o investimento de capital feito no mundo e é a maior commodity no comércio mundial de muitos países. Em 1998, mais de $ 779 bilhões de dólares foram gastos em novos investimentoss de capital, e essa cifra deve subir para $1,8 trilhão de dólares na economia global em 2010".
Atualmente mais de 230 milhões de pessoas em todo o mundo - 10% da força de trabalho global total - são empregadas pela indústria de viagens e turismo,' Na Austrália.