Relatorio quimica
Disciplina: Química Geral
Antônio Alan Rocha Barbosa. Henrique Santa Brigida da Silva. Jacikelly Trindade de Sena. Robert de Leão Alexandrino.
COR E ESPECTROS DE ABSORÇÃO NO VISÍVEL.
Relatório apresentado como requisito de nota, no curso técnico em química, junto à disciplina de química geral, ministrada pelo professor Adjair Corrêa.
Belém - PA
Novembro - 2012.
Objetivos
Determinar espectros de absorção de diversas substâncias na zona do visível, e relacionar a cor com o espectro de absorção de uma substância.
Introdução
Na apresentação dos objetos deste trabalho prático, fez-se a referência a alguns termos que se encontram diretamente relacionados com a absorção de radiações, logo importa estabelecer um paralelismo entre a atividade prática desenvolvida e o suporte teórico que abordamos nas aulas da disciplina. A cor da maior parte das substâncias é determinada pela absorção seletiva de luz visível: assim, se uma amostra absorve todas as radiações visíveis (não transmitindo nem difundindo luz) apresenta cor preta; se, por outro lado, não absorve luz visível, refletindo toda a luz incidente, apresenta cor branca. Existe ainda a possibilidade de uma dada substância se apresentar incolor, resultando da transmissão de toda a luz recebida (apesar de absorver radiações ultravioletas e infravermelhas). O mais frequente é encontrar-se substâncias com cor, cor essa resultante da “não absorção” de determinada cor (correspondente a um dado comprimento de onda) da luz visível, acabando por refleti-la, ou seja, a cor é o que se obtém ao retirar radiações que são absorvidas à luz incidente numa determinada substância. Concretamente, se uma dada substancia absorver a luz azul, vai refletir a cor amarela que é resultante da sobreposição da luz verde com a luz