encontros de móveis em MRU
No Brasil, a arte abstrata ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo (1951). Entre os artistas brasileiros de arte abstrata, podemos destacar: Antônio Bandeira, Ivan Serpa, Iberê Camargo, Manabu Mabe, Valdemar Cordeiro, Lígia Clarck e Hélio Oiticica. Estes dois últimos fizeram parte do neoconcretismo.
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O MOVIMENTO ARTÍSTICO ABSTRATO!
O percursor do abstracionismo foi o artista Kandinsky.
O abstracionismo surgiu no começo do século XX e causou muita polêmica e repulsa. A elite europeia da época ficou chocada com os rabiscos inusitados apresentados pelos pintores. A arte era considerada de extremo mau gosto. O percursor do abstracionismo foi o artista Kandinsky. Suas pinceladas rápidas e de cores fortes, transmitiam uma violência nada comum. No Brasil, esse movimento ganhou força com a I Bienal de São Paulo que aconteceu em 1.951. Entre os artistas brasileiros, podemos destacar: Antônio Bandeira, Valdemar Cordeiro, Iberê Camargo e Ivan Serpa. Na Arte Abstrata o formato tradicional é deixado de lado. O artista se expressa através de formas, cores e texturas sem a intenção de retratar a verdadeira face dos objetos. Ele se afasta de qualquer tentativa de pintar a natureza e de fazer figurações ou reproduções do mundo real. Sendo assim, uma única obra de arte pode ser interpretada de diversas maneiras, tudo vai depender do olhar de quem está apreciando-a. (Realização: Televisita)
artistas
Antônio Bandeira
Nascido em 1922, ano da famosa Semana de Arte Moderna, Bandeira é um dos mais valorizados artistas visuais brasileiros e fez parte do Movimento Modernista de Fortaleza, dos anos 1940. Grande dominador das aquarelas e do abstracionismo, pôde conviver com os pintores da consagrada Escola de Paris, onde absorveu forte influência da pintura francesa até seu retorno no Brasil, em 1960. Bandeira participou da famosa exposição do Instituto de Arquitetos do Rio de Janeiro de 1945, na