Arte educação em museus
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
AUTAMIRYS BRANDÃO PEREIRA
EDLEUZA FERREIRA DOS PASSOS
JOSÉ LUIZ FERREIRA CAVALCANTI
LEIDIANE LAYNE SILVA PEREIRA
ARTE-EDUCACAO EM MUSEUS: DISCURSOS E PRÁTICAS
CONTEMPORÂNEAS
São Luís/MA
2013
ARTE-EDUCACAO EM MUSEUS: DISCURSOS E PRATICAS
CONTEMPORANEAS
Autamiryes Brandão Pereira1
Edleuza Ferreira dos Passos2
José Luiz Ferreira Cavalcanti 3
Leidiane Layne da Silva Pereira4
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo ressaltar a importância dos museus como agentes de transformação social e desenvolvimento, e de que maneira vem contribuindo para a educação no Brasil e no Mundo ao longo de sua existência.
Sobre a origem da arte-educação em museus.
O termo museu está ligado à mitologia e a história da Grécia antiga, da união de Zeus e Mnemósine (deusa da memória) e referia-se a templo das musas, ou mouseion, estas eram consideradas protetoras das artes. As obras de artes reunidas nos mouseion eram mais para agradar as divindades do que para serem contempladas de um espaço nos museus.
O processo de institucionalização de um espaço nos museus voltado para a educação se deu de forma progressiva ainda no século XIX, inicialmente na Europa, impulsionado por uma demanda crescente, e cada vez maior, de um público diversificado que naturalmente incita aos museus ofertarem ações pautadas em objetivos categoricamente encaminhados a pluralidade sociocultural de seus visitantes.
Com a criação do Conselho Internacional de Museus (ICOM), em 1946, se oficializa papel educacional dos museus e estabelece a importância de existência de um serviço que atuasse na viabilização da relação entre o museu, o público de modo geral e outras instituições, tal como as escolas.
Em 1958 acontece o Seminário Regional da UNESCO na cidade do Rio de
Janeiro, onde se discute a ampliação do conceito de Museu que passa a ser também compreendido como um