Ppi museus de são paulo
1 - Escolha do Tema
Nossa pesquisa tem o intuito de conhecer a arte do museu do Ipiranga. O estilo renascentista do edifício de 1895. O acervo de história natural do militar deu origem ao Museu do Ipiranga, localizado dentro do Parque da Independência. A importância do museu para a educação, como trabalhar com a arte na escola.
2 - Formulação do Problema
A parceria entre museu e escola é atualmente considerada fundamental para a existência, ou mesmo sobrevivência dos museus, uma vez que garante alto índice de visitação e público cativo para o futuro. A parceria entre escola e museu já acontece e sua necessidade deixou de ser questionada. Mas, a arte presente no museu do Ipiranga, é apropriada pelos professores para o trabalho de artes na escola?
3 – Justificativa
Faz-se necessário ressaltar que a louvável e desejável iniciativa de parcerias entre museus e escolas é ainda insuficiente se pensarmos no quesito quantitativo. Isto é facilmente constatado se considerarmos a relação proporcional entre a população escolar que frequenta museus por iniciativa das parcerias e o universo escolar como um todo.
No entanto, para que o trabalho na escola seja realmente significativo e promova aprendizagem em arte com base nas abordagens para a educação em museus, é indispensável que o professor tenha anteriormente vivenciado situações semelhantes em museus; é imprescindível que o professor seja frequentador como público e como mediador em visitas.
No processo de aprendizagem, a arte, ensinam os PCN, é tão importante quanto qualquer outra máteria. Quando o aluno produz ou aprecia obras de artes, desenvolve sua percepção e imaginação.
Com os eixos norteadores adotados, os PCN-Arte colocam-se em sintonia com as buscas desenvolvidas no campo do ensino de arte, refletindo o próprio percurso da área. Neste sentido, podem ajudar a consolidar uma nova postura pedagógica e a concepção da arte como uma área de conhecimento específico. No