Art 5º
Nos incisos I,II está bem claro que não há diferença entre homens e mulheres tanto em direitos quanto em deveres e que ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo a não ser que seja em virtude da lei, como expressado no texto as mulheres lutaram muitos anos pelo direito a essa igualdade e mesmo assim em alguns países isso ainda não foi aceito e a desigualdade é imposta a todos que ali residem.
No inciso III que diz que ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; podemos incluir as guerras citadas no texto e do filme as duas partes, tanto a dos nazistas que foram presos e enforcados (sabendo-se que aqui no Brasil não existe pena de morte) quanto aos milhões de judeus que foram torturados, massacrados e mortos nos campos de concentração.
Dos incisos IV ao IX são ressaltados a liberdade no direito de resposta, em manifestações do pensamentos e na escolha de crenças inclusive em reclusão e em entidades civis ou militares e a livre a expressão da atividade intelectual, mas todos com restrições como sendo vedado o anonimato em manifestações de pensamentos e a resposta tendo que ser proporcional ao dano causado, cabendo danos morais. No texto mostrando países que seguem a risca uma só religião diferentemente do Brasil que é um Estado laico, e no filme com a comemoração de fim de ano, cada um com suas crenças.
Nos incisos X, XI e XII fala-se sobre os direitos invioláveis da intimidade em geral do individuo, tanto da imagem, da casa e da comunicação tendo restrições apenas com ordens judiciais, como visto no filme advogados e procuradores procurando provas entre pertences dos réus para incriminar-los.
Nos incisos XIII, XIV e XV garante que todo o individuo tem Direito a uma profissão segundo a lei. No filme podemos ver que os réus eram militares alemães, mas que utilizavam de sua autoridade para fins preconceituosos e nazistas totalmente