Arroz
Cujo nome científico é Oryza Sativa, é o segundo alimento mais consumido no mundo e seu cultivo é tão antigo quanto à própria civilização, diversos autores acreditam que ele seja originário da Ásia e as primeiras culturas iniciadas há sete mil anos. Porém referências concretas aparecem por volta de 2800 a.C. na China.
Qual a diferença entre o arroz e o integral, parboilizado e o branco?
A diferença básica é a quantidade de nutrientes que um possui e o outro não. No processo de colheita do arroz, o integral é separado quase imediatamente após a colheita mantendo todas as suas propriedades, o parboilizado passa por um processo de limpeza e polimento mais suave mantendo certa quantia de nutrientes e gorduras, enquanto que o arroz branco é polido e tratado por outros processos que aumentam seu tempo de vida. Nesse processo de polia e tratamento o arroz perde muito de seus nutrientes e gorduras naturais.
(7ª série B)
Cultivo do Arroz em Matinhos PR
Embora a preferência fosse pela mandioca, o arroz era cultivado em menor proporção e mais longe da praia. Na época do plantio os terrenos de cultivo eram nos desmontes ou nos banhados.
No terreno brejoso, o trabalho era mais fácil. A semente era levada numa vasilha e espalhada regularmente sobre o terreno.
O arroz em média demorava cerca de seis meses para amadurecer. A plantação era visitada de vez em quando para se verificar se não fora atacada por larvas.
O arroz colhido era guardado nos cantos da casa, em pilhas cilíndricas, até ser batido.
O arroz assim descascado era colocado em sacos e transportado para a fábrica, onde sofria último beneficiamento através da pilação e polimento, em um engenho primitivo (“engenho de soque”) na Praia de Mendanha (Prainha).
Ali havia dois engenhos de arroz movidos por uma única “cachoeira”, um de propriedade de Manoel Antônio Pereira Batista e outro do capitão Joaquim da Costa Braga.
João José Bigarella - Livro Matinho: Homem e Terra Reminiscências