Arroz
O Polo iniciou suas operações em 1978. É o primeiro complexo petroquímico planejado do País e está localizado no município de Camaçari, a 50 quilômetros de Salvador, capital do Estado da Bahia.
Maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, o Polo tem mais de 90 empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade como indústria automotiva, de celulose, metalurgia do cobre, têxtil, fertilizantes, energia eólica, bebidas e serviços.
Com a atração de novos empreendimentos para a Bahia, o Polo Industrial de Camaçari experimenta novo ciclo de expansão, gerando mais oportunidades de emprego e renda para o Nordeste.
A produção de automóveis pela Ford e de pneus pela Continental e Bridgestone, no Polo de Camaçari, consolida a trajetória de diversificação no Complexo Industrial e amplia as perspectivas de integração do segmento petroquímico com a indústria de transformação.
Complexo industrial de aratu:
Centro Industrial de Aratu - CIA
O Centro Industrial de Aratu (CIA) é um complexo industrial multissetorial, fundado em 1967 e localizado na Região Metropolitana de Salvador nos municípios de Simões Filho e Candeias. Em sua área encontra-se em operação o Porto de Aratu, além de empreendimentos dos segmentos químico, metal-mecânico, componentes para calçados, alimentício, metalúrgico, moveleiro, de minerais não metálicos, plásticos, fertilizantes, eletroeletrônicos, bebidas, logística, têxtil, serviços e comércio e mais recentemente o segmento Termelétrico.
Situado às margens da BR - 324 a 18 km da capital, 14 km do Aeroporto Internacional Dep. Luís Eduardo Magalhães, 20 km da Refinaria Landulpho Alves e 25 km do Porto de Salvador, possui 150 km de vias internas pavimentadas e sinalizadas.
Com 144 empresas (121 empresas em Simões Filho e 23 empresas em Candeias), o Centro Industrial de Aratu gera aproximadamente 13.530 mão de obra direta.
Jaboatão dos Guararapes é: Um município brasileiro do estado