Arroz 1
O arroz é considerado o alimento mais importante mundialmente, sendo parte da dieta de mais de um terço da população mundial, classificando-se como a terceira maior cultura cerealífera do mundo, pertencente à família Poaceae, uma das principais famílias das angiospermas do ponto de vista econômico, o arroz possui o nome cientifico de Oryza sativa, é uma monocotiledônea, caracterizando-se por possuir caules ocos, flores reduzidas de cor verde e aquênios especializados, ou cariopses, como frutos.
O arroz é uma gramínea anual, adaptada ao ambiente aquático, está adaptação se dá devido à presença de aerênquima no colmo e nas raízes da planta, o que possibilita a passagem de oxigênio do ar para a camada da rizosfera.
a. Fenologia
Segundo Talora e Morellato (2000), a fenologia é o segmento da botânica que estuda a cronologia de eventos biológicos repetitivos e periódicos como floração, frutificação, dentre outros, e das causas de sua temporalidade, considerando as forças bióticas e abióticas, e da inter-relação entre as fases, na mesma espécie ou entre espécies diferentes.
A planta de arroz completa seu ciclo geralmente entre três e seis meses, da germinação ao amadurecimento, sendo a duração de cada fase é determinada dependendo da cultivar, época de semeadura, região de cultivo, das condições de fertilidade do solo e das condições ambientais, o ciclo de desenvolvimento do arroz pode ser dividido em três fases: a fase vegetativa (da emergência até a diferenciação da panícula), a fase reprodutiva (da diferenciação da panícula até a antese) e a fase de enchimento de grãos.
Detalhamento do crescimento do arroz.
Fase Vegetativa: Corresponde ao período compreendido entre a germinação da semente e a iniciação da panícula, é modificada pela temperatura e pelo fotoperíodo, o que possíbilita sua divisão em fase vegetativa básica e fase sensível ao fotoperíodo. Diferenças varietais na duração do crescimento devem-se basicamente a diferenças na fase vegetativa. A