Universidade Da Amaz Nia
Professora: Maria de Fátima
Aluno: João Victor
1CSN1
29/04/15
O gurpo escolhido para observar foi o grupo familia com o enfoque nos adultos (pais).
Podemos observar um comportamento que está se tornando comum, é que atualmente as famílias, estão mais ausentes por “falta de tempo”, o mundo de hoje tem cobrado e exigido muito de cada integrante do grupo familiar, assim os pais estão deixando as suas casas e indo ao mercado de trabalho para que possam dar mais conforto e sustentabilidade aos seus filhos. Sendo assim as crianças ficam a maior parte do dia na companhia de outras pessoas como, babás, vizinhos, avós e em instituições responsáveis por essas atividades, creches e escolas que são integrais.
Algumas pesquisas revelam que vem crescendo a cada dia os divórcios em nosso país, mostrando que a família tradicional composta pelo o pai, à mãe e os filhos tem sido degenerada transformando-se em mãe e filhos, ou pai e filhos, ou ainda quando se casam novamente alterando esse quadro. Esse fato demonstra uma grande mudança nos padrões antigos de familia, quando antes os votos matrimoniais eram tidos como algo extremamente sagrados, e os cônjuges faziam de tudo para manter essa aliança até o fim de sua vidas. Hoje porém não é isso que vemos em muitos casos, os pais estão desistindo de seus casamentos por quais quer motivos, sem levar em consideração os danos que um divórcio gera em uma familia, e esse é um dos principais motivos para que a geração de jovens atual esteja cada vez mais incrédulas no casemento.
Outra mudança que podemos observar é que por exemplo nos anos 1950 e 1960, ter uma família numerosa era bastante comum. Ter a casa sempre cheia e animada, com vários irmãos que crescem e aprendem juntos, era muito comum. Para alguns psicólogos familiar, famílias numerosas precisam de um planejamento familiar significativo. De acordo com os especialistas, é preciso ressaltar que não só o aspecto econômico deve ser levado em